Na última sexta, 12, a Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou o ‘Dia D’ para emissão de carteirinha do autista nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. Entre solicitações, emissões e orientações, cerca de 60 atendimentos foram realizados. O serviço fica disponível ao longo de todo o ano e pode ser solicitado pelo cidadão ou pelo responsável legal.
Em CRAS (Independência e Esperança), o dia foi dedicado a estes atendimentos. A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), instituída em 2020, é direito de toda pessoa portadora do Transtorno do Espectro Autista. O documento assegura atenção integral em prontos atendimentos e prioridade no atendimento e acesso aos serviços públicos e privados, principalmente nas áreas da saúde, educação e assistência social.
A emissão do documento atende à Lei Federal n° 13.977, sancionada em 2020. Anualmente, os números de emissão da carteirinha crescem em todo o Paraná, com mais de 18 mil documentos emitidos. O processo de solicitação também pode ser feito de forma online, diretamente no portal do Governo do Estado (clique aqui). Após análise e aprovação de cadastro, o prazo para emissão digital do documento é de até 30 dias. A carteirinha deve ser impressa para uso.
Serviços
Cras Esperança
Endereço: Av. João Fragal – esquina com a Rua Bogotá, s/n – Praça do Céu
Horário: 8h às 11h e das 13h às 16h30
Telefone: (44) 3126-9618
Cras Independência
Endereço: rua Dom João Vl, n° 1614 – Jardim Independência
Horário: 9h30 às 11h e das 13h às 16h30
Telefone: (44) 3126-9620
link para solicitar a carteirinha: www.carteiradoautista.pr.gov.br.
“Fonte: https://www.sarandi.pr.gov.br/web/index.php/noticias”