Prevenção e combate à dengue seguem intensificados e novo mutirão vistoria cerca de 3 mil residências

Mutirão Dengue 2024

A Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria de Saúde, segue com diversas ações de combate à dengue. Nesta sexta, 22, agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combates às endemias (ACE) realizaram mais um mutirão de combate à dengue. Dessa vez, os servidores se concentraram no Jardim São Paulo. Somente nesta sexta, mais de 3 mil residências foram vistoriadas. A ação integra a agenda de estratégias adotadas pelo município para combate ao mosquito desde o segundo semestre de 2023.

Quase uma centena de agentes se dividiram entre as ruas e avenidas do Jardim São Paulo, com o objetivo de identificar possíveis focos de reprodução do mosquito da dengue e vistoriam residências e terrenos e, 68 quarteirões. Esta é a quarta edição do mutirão contra a dengue realizado apenas neste ano. Também foi realizado, no mês de março, arrastão com mais de 600 pessoas envolvidas. Ao longo das cinco ações, mais de 15 mil residências foram vistoriadas.

O município segue com estratégias diversas para combate a dengue, além de medidas para ampliar a capacidade de atendimentos para pessoas com sintomas de dengue. Desde o início do mês, a Unidade Básica de Saúde Aurora se tornou referência para moradores da zona norte da cidade que apresentem sintomas iniciais de dengue. Apenas na unidade, cerca de 70 pessoas são atendidas diariamente, onde passam por consultas, recebem medicações e, em casos mais graves, são encaminhadas para demais procedimentos.

A Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) também atende em capacidade máxima. Diariamente, a unidade recebe em média 350 pacientes e, destes, cerca de 250 apresentam sintomas de dengue, representando mais de 71% dos atendimentos realizados neste período pelos servidores da saúde. É válido ressaltar que, moradores da zona norte que apresentam sintomas leves da doença devem procurar a UBS Aurora para atendimento. A medida é necessária para que haja descentralização dos atendimentos na UPA.

A Secretaria de Saúde, por meio do setor de Endemias, iniciou também, nesta semana, a aplicação de fumacê nas áreas que apresentaram maior índice de infestação do mosquito  Aedes aegypti. Nesta etapa, apenas as localidades na região do Jardim Cometa receberão o inseticida. Entretanto, a ampliação da área de cobertura já está em análise. Mesmo com todas medidas tomadas pela administração, a prevenção é a arma mais eficaz contra o mosquito e exige o engajamento de todos.