Unidade de referência para pacientes com sintomas de dengue realizou quase 900 atendimentos

Paciente com sintomas de dengue

Desde o dia 4 de março, a Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria de Saúde, mantém atendimento para pacientes com sintomas de dengue na Unidade Básica de Saúde (UBS) do jardim Aurora até 21 horas. A medida foi implantada para aliviar o fluxo de pacientes na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com relatos de sintomas da dengue. Em março, dos 11 mil atendimentos registros na UPA, 62% estavam relacionados a dengue.

Diariamente, cerca de 250 pessoas procuram a unidade com sintomas de dengue. Desde dezembro de 2023, os números de atendimentos crescem de forma gradativa, saltando de 7,9 mil no último mês do ano passado para 11 mil em março. Além de consultas e demais procedimentos, entre janeiro e março, mais de 19,1 mil exames foram realizados. Destes, 3 mil são apenas relacionados a quadros de dengue.

Os números apontam sobrecarga da capacidade de atendimento da UPA, o que impacta no tempo de espera de atendimento. A conclusão levou à conversão da UBS Aurora em unidade de referência para o atendimento de pacientes com sintomas de dengue das áreas de abrangência das UBSs UBSs Independência, Rio de Janeiro, Ouro Verde, além do Aurora. Desde que iniciou as atividades, a unidade realizou 890 atendimentos.

Em casos de sintomas leves de dengue, o paciente deve procurar a UBS Aurora. O foco da UPA são casos de urgência e emergência de média complexidade. “A instalação do ambulatório é também uma forma de atender pacientes com sintomas leves de maneira mais rápida, evitando longos períodos de espera, além e aliviar a carga de trabalho dos servidores da UPA”, afirma Márcio Manoel, secretário de Saúde.

A Prefeitura de Sarandi segue com medidas constantes na prevenção e combate da reprodução do mosquito transmissor da doença. “Nossa luta contra o mosquito vai seguir pelo tempo que for necessário. Já foram realizados mutirões, arrastão, ações de conscientização, vistorias, notificações e, recentemente, também foi aplicado fumacê em pontos mais críticos da cidade’’, afirma o prefeito Walter Volpato.

“Fonte: https://www.sarandi.pr.gov.br/web/index.php/noticias”