Caps valoriza protagonismo das mulheres com evento para promover o autocuidado e a autoestima

caps valoriza protagonisda das mulheres

A Prefeitura de Sarandi, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps II), vinculado a Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta terça, 26, evento relativo ao Mês da Mulher para valorizar o protagonismo das mulheres assistidas pelo serviço. O evento foi organizado em parceria com as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Aurora e Flores e a Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejuv).

A iniciativa promoveu a interação social entre as usuárias do serviço, incentivando o autocuidado e a autoestima, despertando a consciência sobre empoderamento da mulher e a ocupação e manutenção de espaços. As mulheres foram recebidas com café da manhã, seguido de ‘aulão’ de ritmos, além de usufruir de ações de cuidados pessoais e de estética, como corte e penteado de cabelos, sobrancelha, manicure e maquiagem.

As ações e práticas de cuidado em saúde como esta, são uma oportunidade de alcance à autonomia das usuárias, inclusão social e o suporte emocional nos processos da própria vida. Essa iniciativa alcança êxito quando a mulher é colocada no centro da atenção e cuidado, no contexto onde ela se encontra inserida, não apenas um olhar clínico para a doença ou sofrimento”, afirma Cibele Baiaroski, psicóloga e diretora do Caps.

Cibele Baiaroski explica que o reconhecimento das práticas do Caps demonstra que, além de ser um serviço assistencial em saúde, é também um dispositivo contemporâneo de cuidado e influenciador dos estímulos positivos para a construção da autonomia e protagonismo dos usuários. “Esse é um espaço para a corresponsabilização do cuidado e provedor do protagonismo sociocultural e político”, acrescenta.